segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Religião na Bahia


A religiosidade é um aspecto importante na história do povo baiano. A Bahia é um estado bastante religioso, e o catolicismo é classificado como a religião predominante. Entretanto, há uma variedade de religiões, seitas, igrejas, templos, terreiros, crenças separadas ou totalmente misturadas dentro do estado. É muito comum que, por essa diversidade de religiões, as pessoas se envolvam com religiões distintas das suas, porém há quem não consiga compreender outras "verdades", como é o caso da religião protestante que não acredita e não se envolve de jeito nenhum com o candomblé, muito marcante na cultura baiana. Isso revela que a população baiana, apesar de não parecer, é bem dividida sobre essas questões. Enquanto é uma cena comum uma filha de santo rezando ao senhor do Bonfim ou um católico oferecendo caruru aos ibejes (São Cosme e Damião), mostrando um sincretismo religioso tão presente nas festas de santos católicos sinas de um tempo em que negros disfarçavam o culto a seus deuses, há quem não suporte olhar para o Dique do Tororó e ver as estátuas dos orixás ali presentes.
O interessante desse sincretismo religioso é que os símbolos, as “lavagens” e as imagens retratam a religiosidade baiana, que por sua tradição atraem turistas e difundem a sua diversidade. As festas dos santos são movidas à missas com banhos de pipoca e as pessoas acreditam nos princípios do catolicismo e do candomblé ao mesmo tempo, como mostra o vídeo acima. A forte devoção da população e a capacidade de seu povo de misturar o sagrado e o profano são veiculados na mídia e compõem a identidade da Bahia. Contudo, essa mistura serve para reforçar a forte bagagem cultural que envolve o povo baiano.

13 comentários:

  1. ele é muito informativo gostei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ne muito legal foi eu que fis sqn

      Excluir
    2. se fose vc taria uma merdaaaa kkkkkkk

      Excluir
    3. as vezes muitas pessoa tem preconceito cm as religioes

      Excluir
    4. Adorei me ajudou muitoo.....

      Excluir
  2. bem detalhadoooo bem legall gostei !!! e estava presizando disso para um trabalho de historiaa valendo 2,0 no colegio vitoria regia salvador-BA no meu estado na historia IV Unidade!!! vlwww gostei muintooooooo !!!!

    ResponderExcluir
  3. Hum , um pouco confusso swvwria melhor um pouco o meu Também foi para um trabalho de história falando sobre a reliogidade na bahia valendo 2,0 agr só esperar pra ver o resultado né , acho que tiro 1,5 ou 1,7 por ai mesmo assim obrigado *--*

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom garantiu meu Trabalho !! suahsua'' Vlw

    ResponderExcluir
  5. muito bom garantida minha nota de diversidade cultural ashuashus haha !!

    ResponderExcluir
  6. vlw ajudou no meu trabalho tirei 5 de 5 :)

    ResponderExcluir
  7. olha aqui eu nao aceito que fiquem falando mal do me texto se ta ruim problema e seu a quem ache bom

    ResponderExcluir