sábado, 6 de novembro de 2010

As habilidades de ouvir um baianês "arretado de bom"


O ato de ouvir é algo que exige atenção, compreensão e acima de tudo interesse por parte do ouvinte. Há três maneiras de demonstrar a atenção: física, psicológica e verbalmente.
Para demonstrar a atenção física, as pessoas devem adotar algumas atitudes, como: olhar de frente a pessoa que fala; manter bom contato visual; manter uma postura receptiva; e permanecer relativamente relaxado.
Na Bahia, o modo peculiar de falar dos baianos, às vezes, pode trazer certas dificuldades para quem não tem conhecimento adequado de suas gírias, de seu modo de falar e de suas vivências. Por exemplo: um turista na Bahia, que não tem o conhecimento adequado de certas expressões que utilizamos, demonstrará falta de interesse, sua postura não será receptiva e ele ficará inquieto, provavelmente ele irá balançar a cabeça afirmativamente, porém não irá entender muita coisa, demonstrando assim que mesmo que ele esteja escutando, ele estará, dificilmente, ouvindo. Percebe-se que nesse tipo de comunicação, entre turistas e baianos, há a necessidade da atenção verbal, pois o turista precisará questionar o que não ficou claro para ele, mostrando assim que ele está ouvindo efetivamente.
Contudo, é muito comum entre os baianos o envolvimento pessoal com o que está sendo dito e com quem diz. Como nos apegamos facilmente, temos dificuldade de nos mantermos neutros diante das situações, demonstrando uma atenção psicológica, que estiga as pessoas a se concentrarem naquilo que está sendo dito, como está sendo dito e nos sentimentos e emoções que estão sendo expressos.


Fonte: Livro Exame Você s.a. "Como Ouvir Pessoas" de Ian MacKay

Nenhum comentário:

Postar um comentário