quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Baianidade e os discursos informativos e persuasivos

Discurso Informativo:
Se baseia em fatos, não em opiniões, e tem o objetivo de informar, é sólido e deve incluir várias referências para dar crédito à informação. É importante salientar que a bagagem cultural faz sempre parte do discurso informativo, embora nem sempre seja fácil detectar tal influência. Algumas vezes isso ocorre pela crença que uma pessoa tem no etnocentrismo, isto é, na superioridade inerente ao seu próprio grupo étnico ou cultural. Isso acontece bastante entre as regiões do nosso país e se tornou mais evidente nessas últimas eleições, quando Dilma Rousseff se tornou a primeira presidente mulher do Brasil. A rivalidade entre o sudeste e o nordeste (ou melhor Bahia, como o nordeste é conhecido) ficou explícita na internet com as manifestações de discriminação a nordestinos pela vitória da petista, já que ela ganhou em todo o nordeste. Esse tipo de discurso informativo usa algumas das técnicas de informação estudadas como por exemplo o objetivo específico do discurso, que nesse caso é deixar claro que há rivalidade entre as regiões do país, a criação de uma demanda por informação, mostrando que devemos acabar com essa rivalidade e a promoção do envolvimento da audiência, com opiniões aqui no blog sobre o que eles acham sobre o assunto.

Discurso Persuasivo:
Este tipo de discurso usa fatos para ajudar a apoiar uma opinião. As informações no discurso persuasivo devem ser pesquisadas e incluir as referências. Uma pessoa que faz um discurso persuasivo deve escolher uma opinião e defendê-la em todo o discurso.
Na Bahia, observa-se esse tipo de discurso freqüentemente entre os comerciantes e consumidores. Por exemplo, quando o vendedor quer vender seu produto ele vai usar o discurso persuasivo até conseguir concretizar a venda.
Outro exemplo é a rivalidade no futebol, principalmente entre o Bahia e o Vitória. O torcedor dos dois times sempre defenderá seu clube com um discurso persuasivo, mesmo estando errado ele usará o discurso para defender o time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário